A Menina e o Pássaro
"A Menina e o Pássaro," inspirado na obra "A Menina e o Pássaro Encantado" de Rubem Alves, um dos intelectuais mais respeitados do Brasil, trata-se de uma proposta de pesquisa e construção de um espetáculo de dança teatro infantojuvenil de 50 minutos. Este espetáculo explora, por meio da literatura, mundos intrinsecamente ligados, como a dança, o teatro e a música. No contexto que aborda questões de poluição, despedidas, amor e saudades, buscamos inspiração para criar "A Menina e o Pássaro," com cinco cenas baseadas na crônica e momentos específicos que registram e reafirmam a necessidade de cuidar do meio ambiente.
A história deste trabalho se passa em um lugar chamado Tão Belo, um mundo imaginário habitado por uma Menina que tinha como seu melhor amigo um Pássaro. Toda vez que ele partia voando, ela sentia muita saudade. À medida que o Pássaro fazia suas viagens, todas as imagens, sensações e emoções de Tão Belo iam surgindo na memória da Menina, como se fossem guardadas em um grande baú. Este baú era capaz de armazenar tudo o que ela percebia: a história, a trajetória, a prisão, o arrependimento, a reflexão, a confiança e os meandros do tempo. "A Menina e o Pássaro" é como uma grande criança que cria memórias, e o que está em jogo é a força que surge das aventuras de sua imaginação.
SINOPSE
Era uma vez um lugar chamado Tão Belo
Uma ilha que tem chocolates
de embrulhos amarelos
Onde nas ruas se ouvem tambores
E se vê cultura de todas as cores.
Era uma vez (outra vez)
Uma menina
Duas
Ou três
Dançando uma história linda de amor, inevitavelmente bela
Insuportavelmente bela
Em um lugar onde o pôr do sol é rosa
ao invés de amarelo.
Ei, psiu!
Agora vamos nos aquietar, pois o espetáculo já vai começar!
Mas antes, não se esqueça, este lugar só se torna mágico para quem tem coragem de sonhar.
HISTÓRICO
Estreia: 05/10/2018.
Duração: 50 minutos.
Prêmio: Aprovado no Edital de Chamamento Público nº 005/2020 de Seleção de Proposta de Apresentação e Formação Artístico-Cultural – Lei Aldir Blanc da Prefeitura Municipal de Vitória/PMV. Edital n° 021/2017 de Produção de Espetáculos Inéditos de Dança da Secult/ES. Projeto Cena Local 2019 e Aldeia Sesc Ilha do Mel 2019 do Centro Cultural Sesc Glória, Vitória/ES.
FICHA TÉCNICA
Organização: Coletivo Emaranhado.
Direção de Produção: Maicom Souza.
Direção Coreográfica e Direção Artística: Ricardo Reis.
Bailarinos: Amanda Luzia,Jaciara Bernadino, Julia Fachetti, Lorena Markely e Maicom Souza.
Arte Gráfica: Julia Facetti, Wendel Alexandre e Coletico Emaranhado.
Iluminação: Vítor Lorenção.
Fotografia: Bernardo Firme.
Confecção de Figurino: Ateliê Nessy e Andréia Ateliê.
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.